As religiões do mundo e o mundo das religiões
Trabalho de adaptação na disciplina de Iniciação Teológica Colégio Santa Clara
Camila Maria Israel dos Santos Manuel
2ºA nº4
INTRODUÇÃO
Atualmente existem inúmeras religiões sendo praticadas no mundo, e as principais são o hinduísmo, o budismo, o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, dentre outras.
O cristianismo é uma religião monoteísta (adora apenas um deus) e o nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. É uma das maiores religiões do mundo. O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV.
O budismo é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Siddhartha Gautama. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. É a quinta maior religião do mundo. O budismo alcançou uma expansão territorial considerável ao ponto de influenciar quase todo o continente asiático. Um dos princípios fundamentais do budismo é o desenvolvimento de uma atitude de compaixão ou benevolência, de amor, e de comunidade com todos os seres vivos, sem ferir, ofender ou depreciar nenhum deles.
CRISTIANISMO
O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, é classificada como uma religião abraâmica. Após se originar no Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas; no século IV já havia se tornado a religião dominante no Império Romano. Durante a Idade Média a maior parte da Europa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da Era das Descobertas, através de trabalho missionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para as Américas e pelo resto do mundo, afetando todas as outras fés e mudando o curso da história humana.
O