Recursos humanos
Os gerentes supervisionam seus subordinados como parte integrante de seu trabalho os subordinados requerem atenção e comportamento, pois enfrentam varias contingencias internas e externas e estão sujeitos a problemas pessoais, familiares, financeiros, de saúde, preocupações diversas, dificuldade de transporte ou de atendimento a compromissos, problemas com drogas, fumo ou álcool. São problemas variados que afetam o desempenho das pessoas algumas pessoas conseguem administrar tais problemas por conta própria. Outras não, e funcionários problemáticos com justiça e equanimidade exige considerável tempo dos gerentes. Os problemas pessoais podem afetar o comportamento de trabalho dos funcionários. É de interesse de a organização motivar e proporcionar assistência aos funcionários nestas situações.
Muitas organizações oferecem assistência a funcionários problemáticos ou tentam modificar o seu comportamento negativo as atividades de relações com funcionários têm por objetivo a criação de uma atmosfera de confiança, a respeito e consideração e buscam maior eficácia organizacional através da remoção de barreiras que inibem a plena participação dos funcionários e cumprimento de suas políticas organizacionais. Essas barreiras decorrem de fatores organizacionais ou pessoais qualquer que seja sua fonte, as atividades de relações com funcionários buscam estabelecer comunicação direta de duas vias para proporcionar assistência mutua e envolvimento na realidade, as relações com empregados devem fazer parte integrante da filosofia da organização: a organização deve tratar seus empregados com respeito e oferecer meios de atender ás suas necessidades pessoais e familiares.
A assistência ao empregado, que tem problemas pessoais não é nova. A Ford Motor Company, nos Estados Unidos, instituiu o departamento de ajuda legal em 1916 para assistir seus empregados, gratuitamente, em questão legais, de seguro, investimentos, e disputas judiciais, documentação