RELIGIOES DO MUNDO
O presente trabalho da cadeira de Historia Cultural e Religiosa te como tema Multiplicidade e diversidade religiosa no mundo moderno e contemporâneo – os paradigmas actuais da história cultural. É um trabalho de extrema importância devido ao seu conteúdo ser de uma imensa relevância no que tange a busca de algumas identidades culturais e religiosas no mundo contemporâneo. O trabalho obedecera a seguinte estrutura:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
2. Religioes do mundo
3. Contextualização
A religião é um conjunto de crenças e práticas, frequentemente associada a um poder sobrenatural que manda ou orienta a vida e a morte dos Homens, ou um compromisso com ideias que dão coerência à vida de cada pessoa. Aderir a uma religião implica a crença numa força divina e oferece também uma orientação moral dos seus seguidores. As religiões reúnem também pessoas em comunidades com valores e objectivos comuns. Há muitas religiões no mundo. Algumas são praticadas dentro das áreas geográficas específicas, mas cinco Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, cristianismo e islamismo espalharam-se por todo o mundo e têm milhões de fiéis.
4. Classificação da Religião
Religiões culturais – baseadas na natura inclinação e abertura da pessoa humana ao transcendente; se cada cultura se expressa com formas próprias.
Religiões históricas – fundamentadas num acontecimento inédito e instaurador (Judaísmo, o Budismo, o Islão, o Cristianismo, entre outras).
Religiões universais – não se identificam com nenhum grupo étnico e tendem a expressão.
Religiões nacionais – pertencem a um grupo étnico, que as identifica e tendem fechar-se em si próprias. Não são expansivas.
Religiões com fundador claramente identificado: Buda, Moisés, Jesus Cristo, Mahomed.
Religiões da escritura – baseadas numa documentação escrita: tora, escrituras sacras, a Bíblia, o Alcorão.
Religiões místicas – tem como fundamento a experiencia intima de uma determinada pessoa ou de um grupo de