Religiões da Índia Antiga
A Índia é o berço de duas grandes religiões do mundo, o Budismo e o Hinduísmo. Também é a origem de uma das mais antigas religiões, o zoroastrismo. No entanto, o Hinduísmo é a crença mais praticada, com mais de 80% de adeptos.
Na Índia, a religião é um modo de vida.
Para a maioria dos indianos, a religião está presente todos os aspectos da vida, das tarefas diárias à educação e à política. A Índia é o lar secular de hinduísmo, islamismo, cristianismo, budismo, jainismo, sikhismo e outras inúmeras tradições religiosas. Além de hindus, os muçulmanos são o grupo religioso mais importante e são parte integrante da sociedade indiana. Na verdade a Índia tem a segunda maior população de muçulmanos no mundo depois da Indonésia.
Ao contrário da maioria das outras religiões, o hinduísmo não defende a adoração de uma deus particular. Pode-se adorar Shiva ou Vishnu ou Rama ou Krishna ou algum outros deuses e deusas e pode-se acreditar no "Espírito Supremo" ou "Alma Indestrutível" dentro de cada indivíduo e ser um bom hindu. Isto dá uma indicação dos contrastes que marcam essa religião .
Há festivais e cerimônias associada não só com os deuses e deusas, mas também com o sol, lua, planetas, rios, oceanos, árvores e animais, como Deepawali, Holi, Dussehra, Ganesh Chaturthi, Pongal, Janamasthmi e Shiva Ratri.
Os templos ornados de incomparável beleza e grandiosidade. Os deuses hindus são muito vivos e habitam em templos, picos nevados, rios, oceanos e principalmente os corações e mentes dos hindus.
Fonte : http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-funciona-a-religiao-na-india