religião
O sal da terra e luz do mundo, são aqueles que refletem o caráter de Cristo, descritos em um discurso imediatamente anterior, no sermão do monte.
Jesus usava elementos da vida cotidiana de seus seguidores, para exemplificar como eles deveriam exercer uma pacífica e bondosa influência na sociedade humana.
Frequentemente, o conhecido sal proveniente do mar morto, devido a sua alta mistura com impurezas do solo, fazia com este ficasse sem condições de servir como o suave tempero que dava sabor aos alimentos.
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5:13
Quando este sal ficava insípido, era logo descartado e jogado nas estradas para ser pisado, pois servia como uma espécie de pavimentação da época bíblica.
Afinal, a função do sal não é aparecer por si só, antes o sal se doa, e realça, faz aparecer o sabor dos outros alimentos. Se não houver este tempero, logo se percebe a sua falta.
Luz do Mundo
Igualmente a luz não tem uma finalidade em si mesma, mas é necessária para que se possa ver o mundo e os objetos ao redor. Porque a função da luz é clarear e revelar o caminho com segurança a trilhar. Mas a luz que ofusca os olhos, perde seu valor.
Jesus ao que tudo indica, inspirou o seu discurso na cidade de Safede, localizada no norte de Israel, que ficava cerca de 900 metros acima do nível do mar, nas montanhas da alta Galiléia. À noite, mesmo de longe, se podia ver a sua suave luz, produzida por fontes rudimentares de iluminação, como lamparinas e tochas.
"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;" Mateus 5:14
Quem São o Sal da Terra e a