Religião
← Historia
O Candomblé é uma religião totêmica derivada do animismo africano. Originária na cidade de Ifé, na África, foi trazida ao Brasil em 1549, com a escravidão, pelos negros iorubas.
O Candomblé foi construído com base no que se pode chamar de alma da Natureza, sendo assim considerada uma religião anímica. Assim como os negros em geral, os praticantes dessa cultura religiosa, proibida pelo Catolicismo, foram perseguidos e criminalizados . Mesmo assim ela cresceu consideravelmente ao longo de quatro séculos, desde a abolição da escravatura, em 1888, (brunelli)
Curiosidade
Iorubas: são um dos maiores grupos étnicos, sendo os mais influentes e numerosos no estado da Bahia.
Candomblé significa “lugar de costumes dos negros”.
O Candomblé já foi proibido por lei na época do Estado Novo, por Getúlio Vargas.
Existem pessoas que praticam o candomblé e a umbanda, mas o fazem em dias, horários e locais diferentes.
← Crenças ORIXÁS
Os deuses do candomblé são os Orixás: Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários
PAI DE SANTO O pai ou a mãe de santo é a autoridade máxima dentro do candomblé. Eles são escolhidos pelos próprios Orixás para que os cultuem na terra. Os orixás os induzem a isto, fazem com que as pessoas por eles escolhidas sejam naturalmente levadas à religião, até que assumam o cargo para o qual estão destinadas. Uma pessoa não pode optar se quer ou não ser um Pai ou Mãe de Santo se não acontecer durante sua vida fatos que a levem a isto.