Religião
A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta fundada por Bahá'u'lláh, um nobre persa que viveu no século XIX. Os seus ensinamentos enfatizam a unidade da humanidade, e consideram que os fundadores das grandes religiões mundiais são Mensageiros Divinos, que trouxeram ensinamentos adequados às necessidades e maturidade de diversos povos, em diferentes momentos da sua história. Entre estes Mensageiros - designados como "Manifestantes de Deus" - encontram-se Krishna, Buda, Abraão, Moisés, Zoroastro, Cristo, Maomé, e mais recentemente o Báb e Bahá'u'lláh.
Os seguidores da religião Bahá’í são conhecidos como "Bahá’ís". Esta palavra deriva do árabe "Bahá", que significa "glória" ou "esplendor".
Deus
As Escrituras Bahá'ís mencionam diversos atributos de Deus: Único, Inacessível, Omnisciente, Omnipotente, Imperecível, Todo-Generoso, etc. Deus e a criação são considerados eternos, sem princípio nem fim. Apesar de ser inacessível, Deus tem consciência da Sua criação, transmitindo-lhe a Sua vontade e propósito através dos Seus Manifestantes.
Os ensinamentos Bahá'ís declaram que Deus é demasiado grande para que os seres humanos O possam compreender, ou obter dele uma mensagem correcta e completa. Desta forma, considera-se que a única forma para conhecer Deus é através dos Seus Mensageiros.
A Religião
O conceito Bahá’í de Revelação Progressiva baseia-se na aceitação da validade da maioria das grandes religiões mundiais, cujos fundadores são considerados Mensageiros de Deus. Ao longo da história da humanidade, têm surgido diversos Manifestantes de Deus, que fundaram religiões com leis e ensinamentos adequados à maturidade e necessidades de diferentes povos. Nessas religiões encontramos princípios e valores que são comuns (exemplo: o amor ao próximo, o respeito pelos pais) e que nunca são alterados; também encontramos ensinamentos de carácter social específicos (exemplo: restrições alimentares ou o divórcio) que podem não existir noutras