Religião religiosidade
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
Introdução
O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé no início do século VII, na região da Arábia. O Islã é o conjunto dos povos de civilização islâmica, que professam o islamismo; em resumo, é o mundo dos seguidores dessa religião. O muçulmano é o seguidor da fé islâmica, também chamado por alguns de islamita. O termo maometano às vezes é usado para se referir ao muçulmano, mas muitos rejeitam essa expressão, afinal, a religião seria de devoção a Deus, e não ao profeta Maomé.
Os muçulmanos e sua estrutura de vida está relacionada com a fé, a oração, o interesse pelo necessitado (zakat), a auto-purificação (jejum) e a peregrinação ao Meca para aqueles com condições. Para os islâmicos não existe outro ser divino além de Deus e o Profeta Mohammad é seu mensageiro. Chamam a declaração de fé como Chahada, todo crente pronuncia. A religião muçulmana tem crescido muito nos últimos anos e atualmente é a segunda maior do mundo e está presente em todos os continentes. Contudo, a maior parte dos seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá. Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Esta religião foi fundada na região da atual Arábia Saudita.
1. Religião Islâmica A religião do islamismo tem seguidores por diversas partes do mundo. Muitos não sabem, mas os profetas do judaísmo são reconhecidos também como profetas no Islão, assim como Jesus, que de acordo com a perspectiva muçulmana teria anunciado a vinda de Maomé. Porém, se o Islão reconhece o judaísmo e o cristianismo, considera igualmente que os seguidores destas religiões acabaram por seguir caminhos errados. Os judeus procederam mal ao adorarem o bezerro de ouro, tendo se tornado idólatras. Os muçulmanos acreditam que os