Religioes Afro Brasileiras
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a origem, a história, os rituais e crenças de duas religiões afro-brasileiras: o Candomblé e a Umbanda.
Mesmo em situações adversas, esmagadas pela escravidão e pela imposição do Catolicismo, as referências às memórias passadas eram o único vínculo com uma humanidade que ainda subsistia. As tradições religiosas negras mantiveram-se às escondidas por muitos anos e foram reconstruídas dentro de novos contextos e circunstâncias. Neste sentindo, o candomblé é revelador de matrizes culturais africanas, mas também guarda no seu íntimo o trauma do transplante violento do escravo africano e de suas religiões para o Brasil.
Nascida no Brasil, a Umbanda é um sistema de comunicação, entre o mundo psíquico ou espiritual e o mundo físico ou material, e é neste sistema que estão incluídos todos os seres vivos e mortos, nascidos e por nascer. E assim como o Candomblé sincretiza elementos de diversas outras religiões, como por exemplo, do Catolicismo.
Na primeira parte do trabalho estão descritas as características da Umbanda, na segunda as características do Candomblé. Posteriormente apresenta-se dados estatísticos sobre essas duas religiões e na quarta parte se encontra descrito o preconceito enfrentado pelos adeptos da Umbanda e do Candomblé. E por último apresenta-se as considerações finais.
2 UMBANDA
2.1 Conceito, origem e história
A Umbanda foi formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza vários elementos, inclusive de outras religiões. É uma união de elementos africanos (orixás e culto aos antepassados), indígenas (culto aos antepassados e elementos da natureza), Catolicismo (o europeu, que trouxe o cristianismo e seus santos que foram sincretizados pelos Negros Africanos) e o Espiritismo (fundamentos espíritas, reencarnação, lei do carma, progresso espiritual etc).
Zélio, seu fundador, nasceu em família tradicional de Neves, distrito de São Gonçalo. Em