religiao
Definição:
Ligas metálicas são substâncias resultantes da mistura de dois ou mais elementos, entre os quais pelo menos um é metal. Na maior parte das vezes recorre-se às ligasmetálicas para dar aos metais determinadas propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, magnéticas ou anticorrosivas
O procedimento mais freqüente na preparação de ligas metálicas consiste em fundir, emprimeiro lugar, o metal cujo ponto de fusão é mais elevado, acrescentando-se em seguida os demais componentes.
São classificadas em dois gêneros: Ligas ferrosas e não ferrosa
Ligas Ferrosas: Sãoaquelas onde o ferro é constituinte principal. Essas ligas são importantes como materiais de construção em engenharia. A desvantagem dessas ligas é que elas são muito suscetíveis à corrosão.
Ligas nãoFerrosa: São ligas que não possuem como constituinte principal o elemento ferro.
Alguns exemplos de ligas não ferrosas são as ligas de alumínio, que são caracterizadas por uma densidade relativamentebaixa.
A utilização de Ligas Metálicas Aplicadas a Construção Civil
Em todas as etapas da construção de uma residência deparamos com elementos químicos, a principal matéria prima na construçãocivil é o cimento, empregado da fundação a cobertura.
O Concreto é uma mistura, em determinadas proporções, de cinco componentes básicos: cimento, pedra, areia, água e armadura.
Cimento:
Asmatérias primas do cimento são calcário, argila, gesso e outros materiais denominados adições:
Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%
- Sílica (SiO2) - 20 a 25%
- Alumina (Al2O3) - 2 a 9%
- Óxido deferro III (Fe2O3) - 1 a 6%
- Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%2.
Bastante utilizado na construção civil também temos o aço:
Os aços diferenciam-se entre si pela forma, tamanho e uniformidade dosgrãos que o compõem e, é claro, por sua composição química. Esta pode ser alterada em função do interesse de sua aplicação final, obtendo-se através da adição de