Religiao
As diferenças sociais sempre foram e sempre serão um problema para a sociedade em que vivemos.
O sonho de uma sociedade igualitária, ou seja, uma sociedade onde exista uma única classe social, onde todos somos iguais, é realmente uma utopia.
As necessidades básicas como alimentação, moradia, saúde e outros, devem ser presentes da mesma forma em todas as classes. Porém, as diferenças entre os seres humanos, faz com que cada um alcance objetivos diferentes.
Estrato: conjunto de pessoas que possuem o mesmo status social.
Estratificação social: divisão de uma sociedade em estratos.
A estratificação é causada por fatores como a competição, o conflito, a divisão do trabalho e a especialização. As barreiras sociais, que consistem em todo elemento cultural destinado a tornar difícil ou impossível o acesso a um grupo ou camada social.
Desigualdade Social: condição onde os membros de uma sociedade possuem diferentes riquezas, prestígio ou poder.
Para combater a desigualdade é importante buscar a equidade social.
Marx
A desigualdade social é um grande problema da sociedade atual. Marx foi o primeiro autor a utilizar a expressão “classes sociais”. Para eles, as classes, tem relação entre si. No caso da sociedade capitalista, há uma luta constante entre a burguesia e o proletariado.
Weber
Segundo Weber existem 3 sistemas: a ordem econômica, a ordem social e a ordem política. Ele acredita que as classes sociais se estratificam segundo o interesse econômico. Ele fala do prestígio social, status e poder político.
Na atualidade, a estratificação e a desigualdade social devem ser pensadas por meio de novas questões, como, por exemplo, as que se associam às novas tecnologias. Vários estudos discutem a possibilidade de que a tecnologia da informação aumente as diferenças sociais existentes no mundo,
Acredita-se que o acesso às novas tecnologias aumente o desnível sócia, pois há uma parcela da polução que não tem acesso. Também acredita-se que muitas