religiao
Ademar Alves da Silva
Este trabalho discute a importância de se estudar a disciplina Religiões no Brasil e um breve histórico das principais religiões que se encontram no país.
A disciplina Religiões no Brasil é de suma importância para ser estudada, porque contribui no entendimento do fenômeno religioso. É por meio desta disciplina que o pesquisador conseguirá obter maiores informações da história das religiões existentes no território brasileiro, pois o sincretismo religioso no Brasil esta muito presente.
Ainda em torno desta disciplina, o investigador não ficará atento somente a história específica de cada religião, mas nas práticas e crenças das diversas religiões e religiosidades existentes não apenas no Brasil e sim em diversos outros países.
Baseado neste argumento, é importante frisar, que a maioria das religiões existentes no país, não surgiram no seu interior, mas fora do mesmo, principalmente aquelas que tem surgido na Europa, como por exemplo, o catolicismo e o protestantismo, que são as maiores religiões do Brasil. Além dessas religiões, existem no Brasil, os espíritas, os sem religiões, as religiões afro-brasileiras e as demais que são consideradas menores, como: o neopaganismo, xamanismo, islamismo, judaísmo, budismo, xintoísmo, Fé Bahaí e entre outras.
A disciplina religiões no Brasil busca nos informar quais são as religiões maiores, menores e aquelas que estão surgindo no país. Esta disciplina que encarrega de discutir as manifestações religiosas, também tem dado suporte para a realização de uma pesquisa, que deve ser pautada em diversos conhecimentos da área do saber. Sendo assim, a interdisciplinaridade é indispensável na realização de um trabalho científico.
É por intermédio das diversas ciências, como a história, geografia, psicologia, teologia, filosofia, antropologia, entre outras que o investigador terá maiores condições de elaborar um trabalho de pesquisa rico, porque cada ciência