Religiao Contribuicao Cultural
- Olá! Que bom ter você aqui para recordar o conteúdo que lhe será exigido na primeira Verificação de Aprendizagem. Preste atenção e bons estudos!
- Os temas a serem estudados abrangem o indivíduo e a cultura e o papel que a religião tem na sociedade. A religião é entendida como um subproduto da Cultura, mas a Cultura também é influenciada pela religião.
- A Distinção entre magia e religião é outro tema importante, pois a religião contém elementos mágicos, mas nem sempre a magia é religiosa.
- A linguagem religiosa e a linguagem científicas são distintas, embora ambas buscam a verdades das coisas. Isso significa dizer que o conhecimento religioso difere de outros tipos de conhecimento por ter fundamentos diferentes.
- O Sagrado, em qualquer Religião, é o aspecto central na formação de uma cultural religiosa.
- O sagrado, é a expressão de nossas crenças mais profundas, não pode ser representado.
- O que se sacraliza pode ser um templo, um objeto, uma pessoa ou mesmo uma palavra, já que as formas divinas devem ser compreensíveis para a natureza humana.
- ¨ a palavra tolerância provém do latim tolerantia, que significa suportar um peso ou constância de suportar algo. Teve no passado, e com sentido negativo, a função de designar as atitudes permissivas por partes das autoridades diante de atitudes sociais impróprias ou erradas. Hoje em dia, pode ser considerada uma virtude e se apresenta como algo positivo. Esta é uma atitude social ou individual que nos leva não somente a reconhecer nos demais o direito a ter opiniões diferentes, mas também de às difundir e manifestar pública ou privadamente ¨.
- Neste contexto, a religião não pode ser opressora, sob pena de deixar de cumprir com seu papel de contribui para a construção da paz, auxiliar o ser humano a compreender o mundo e na formação da vida pessoal e cultural de uma sociedade.
- A essência do Cristianismo pode ser percebida na