Hidrologia Erosao
Erosão superficial por agua é o desprendimento e transporte de materiais do solo por impacto ou movimento da agua sobre a superfície do solo, ou pelo movimento em canais perenes, intermitentes ou efêmeros. O desprendimento ocorre pelo impacto, quebra, arranchamento, ascensão por bolhas, congelamento, liquefação ou decomposição química.
Erosão subsuperficial por agua é a decantação através da manta de solo minerais dissolvidos. Ao contrario da erosão superficial, os produtos da erosão subsuperficial movem-se rapidamente para o oceano.
Erodibilidade é a susceptibilidade do material aos agentes erosivos.
Erosão natural refere-se ao processo que ocorre naturalmente sem influencia do homem, como por exemplo, deltas de grandes rios, grande extensão de rochas sedimentares.
Erosão acelerada refere-se as taxas de erosão relacionadas as atividades do homem.
Erosão cultural é a erosão causada por engenhos mecânicos usados em agricultura, construção, estradas, dragagem de canais, mineração. Neste caso, o homem e o agente direto na produção de erosão.
Pavimentos de erosão são camadas de pedras ou seixos sobre a superfície do solo indicando a erosão passada e servindo como uma barreira pra posterior.
Evaporação é a transformação da agua do estado liquido para o de vapor, a partir de uma superfície liquida, solo nu ou vegetação sobre o solo.
Evaporação potencial evaporação que ocorre na superfície da agua.
Evaporação real é a evaporação que ocorre no ambiente nas suas condições naturais.
A evaporação e transpiração dependem da quantidade de energia disponível ( radiação solar), temperatura do ar, pressão do vapor d’agua( umidade do ar), pressão de saturação do vapor, pressão atmosférica, velocidade do vento, das características químicas da agua, cobertura