Religi o Escolas ticas e Educa o Politica
A partir da leitura do texto das escolas éticas fornecido e escrito pela professora Eva Aparecida, percebemos que a relação mais evidente do tema Educação Política foi com A Ética dos Mínimos e Máximos. Tal fato se dá não pela ética influenciar na educação politica, propriamente dita e sim, porque ela está inserida e simbolizada nas intenções e características dos melhores candidatos políticos que são aqueles honestos, bons e justos que buscam uma verdadeira melhora coletiva.
A escola dos mínimos ou ética dos mínimos da justiça é aquela que atende as necessidades inegáveis de justiça. Todavia, como sabido, estamos inseridos em uma sociedade onde o pluralismo predomina, ou seja, temos o diálogo, a racionalidade e a crítica saudável presente na sociedade. Sendo assim, a justiça se torna um termo muito difícil de abranger, visto que o que é justo pra mim, muitas vezes não é justo pra você. Desse modo que, portanto, surge a ética de justiça, pois ela buscará fatos e fatores que necessitam ser melhorados e que todos acreditam que seja justo dar uma maior ênfase nessas coisas. Diante dessa definição, se insere as promessas de cada candidato, pois como visto, ele terá que pensar nas melhoras coletivas que sejam justas para toda ou maior parte da população, de modo que tenha boas intenções para a melhora do país coletivo. Pelas promessas e relação direta do candidato com a ética dos mínimos, a educação política se insere, pois somente aquele cidadão informatizado, culto e ligado terá a consciência de que aquele candidato é a melhor opção para o progresso do país, por mais que ele não atenda outras melhoras que você como eleitor acredita ser necessárias.
Já a escola dos máximos ou ética dos máximos da vida se insere na missão de promover uma vida digna e boa, de modo a atingir uma vida repleta de felicidade da população. Diante disso e relacionando com o tema, novamente temos uma relação direta com a importância de ter uma