As faces da violencia Fichamento
AS FACES DA VIOLÊNCIA FICHAMENTO
ESTUDANTE: CAROLINE MARIANA MONTEIRO MARTINS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA 1
PROFESSORA: JULIANA FERREIRA
RECIFE 2015
As faces da violência
Agressividade X Violência
O ser humano por si só é agressivo. A agressividade é um impulso que pode se voltar de fora para o indivíduo (heteroagressão) ou para dentro dele (autoagressão). Ela está relacionada com as atividades de pensamento, de imaginação ou de ação verbal e não verbal, não se caracterizando só por humilhação ou destruição do outro. Por isso, alguém “bonzinho” pode ter pensamentos destrutivos ou manifestar a agressividade pela ironia.
A educação e os mecanismos sociais da lei e tradição buscam o controle dessa agressividade. Assim, desde de criança o ser humano aprende a reprimi-la. Tendo como referência a Psicanálise, afirma-se que a agressividade é constitutiva do ser humano e, ao mesmo tempo, afirma-se a importância da cultura, da vida social, da lei, como reguladoras dos impulsos destrutivos.
A violência é o uso desejado da agressividade, com fins destrutivos. Há sempre uma intencionalidade no agente de violência. Ela é planejada, portanto, tem uma racionalidade. E implica numa relação de poder em que alguém tem poder sobre o outro que está submetido e há sempre um prejuízo para a vítima quanto para o agente, pois é revelado um sintoma de algo grave que ocorre na sociedade e no indivíduo.
O impulso destrutivo está na constituição da violência, mas não é o único fator que a explica.
Violência: Um fenômeno, várias determinações
Os fatores que determinam a violência são múltiplos. A violência é um sintoma social determinado por fatores históricos, econômicos,