releitura tarsila do amaral
Diversidade Cultural – datas comemorativas “cultura Indìgenas”
Justificativa;
O aluno deve conscientizar-se que temos em nosso país uma enorme diversidade cultural. E também aprender um pouco da nossa historia. A cultura indígena é um inicio marcante na nossa cultura. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. E justamente por serem tão importantes foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o dia do índio, que é 19 de abril. Mas não adianta lembrar-se dos índios um único dia, devemos trabalhar sua historia sempre.
Situação-problema;
As diversas situações que podem ser ocasionadas, são as de “O que são índios?”, “Para que serve?”, enfim devido a faixa etária a melhor forma de esclarecer e poder desenvolver um projeto com êxito de entendimento é necessário utilizar a imaginação dos pequenos, ou seja, propor uma atividade com pintura, deixar que as crianças escolham qual cor utilizar para pintar seu índio e sempre utilizar as diversas estratégias para chamar atenção das crianças como por exemplo ao contar uma história “A Lenda da Mandioca” ao final aguça-las com a degustação de um bolo de mandioca e ou a mandioca.
Público Alvo;
0 á 3 anos de idade;
Objetivos
Proporcionar aos alunos, oportunidades de conhecer a cultura indígena, compreendendo a presença da herança cultural pelos indígenas no nosso dia a dia.
Desenvolver aprendizagem sobre tradição cultural indígena;
• Desenvolver Conhecer as histórias dos índios
• Conhecer hábitos indígenas
• Aprender a respeitar os índios
• Desenvolver a criatividade e imaginação
• Desenvolver participação dentre os processos e costumes indígenas
• Conhecer e valorizar o contato em relação a natureza , próprios da cultura indígena, estimulando a preservação do meio ambiente;
Embasamento Teórico;
Poema “A Vida do Índio”
O índio lutador,
Tem sempre uma história pra contar.
Coisas da sua vida,
Que ele não há de negar.
A vida é de sofrimento,
E eu preciso