Releitura de obra Barroca por um artista plástico, arquiteto, pintor, escultor ou designer.
CURSO DE DESIGN HISTÓRIA DA ARTE
Professor: Agnaldo Mora Júnior
Aluno (a): Daniele Cristina Sousa Menezes
Releitura de obra Barroca por um artista plástico, arquiteto, pintor, escultor ou designer.
SÃO LUÍS- MA 2015
Do que se trata o presente estudo?
O estudo busca embalsar releituras das obras barrocas e obra em si. Inserindo o aluno na aplicação de técnicas fazendo sua própria criação baseada em uma que já existe, podendo fundamentar-se em um artista plástico, arquiteto, pintor, escultor, ou designer da Era referente a este caso. Barroco sendo o nome dado a um estilo artístico que se desenvolveu no século XVI, iniciando-se na Itália e se espalhando em seguida para os demais países católicos da Europa e da América. Possui e estilo próprio e diferencia-se de outros estilos pela sua exuberância.
Obra escolhida- Cabeça de Medusa // Medusa.
Obra pertencente a Michel Angelo Merisi da Caravaggio, ou apenas Caravaggio, feita com a técnica de óleo sobre tela, retrata uma lenda da mitologia grega que fala sobre Medusa, uma das três irmãs górgonas (Medusa, Esteno, e Euríale) que petrificava qualquer espécie que lhe olhasse diretamente aos olhos, contudo o herói Perseu usa um artifício para enganá-la, sendo este seu escudo, podendo vê-la através do reflexo que a arma proporcionava, desde então, o rosto da Medusa passou a ser muito usado nos escudos dos guerreiros do século XVII e XVIII.
Caravaggio, tenta em sua obra, repassar ao telespectador que a cabeça da Medusa foge do cenário da tela, para se projetar no espaço real em que o observador encontra-se, de forma que o escudo convexo passa a ser côncavo (Perspectiva), ou nos dando a impressão que temos uma tela em 3D. A expressão que a tela nos transmite, é um ar assustado, afrontado, possivelmente