rELAÇÕES E NEGOCIAÇÕES
Superior em Tecnologia de Recursos Humanos
Tema: Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina de Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, da Universidade Anhanguera Uniderp - Pólo Matão.
T. Presencial. Prof.ª Tania Almeida
T. EAD Prof. MS. Henrique Cezár
Maria D. de A. Martinez
RA 4885931055
Augusta da Silva
RA 8145545597
Silvia C. Marcondes
RA 7541457114
Paulo Roberto Santos
RA 7454891459
Isabela Pires Alvarez
RA 7645554213
VALINHOS – SP
JUNHO/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a evolução do direito de trabalho e os processos feitos para o planejamento em recursos humanos numa organização.
Com o planejamento á empresa é capaz de identificar e analisar as suas necessidades, além de permitir ao gestor maior controle financeiro em relação a custos de pessoal e tomar medidas preventivas para garantir um quadro de funcionários suficiente e adequado para manter suas atividades em funcionamento.
1-Evolução das relações Sindicais no Brasil
No Brasil surgiram as primeiras normas trabalhistas no século XIX, após a abolição do trabalho escravo. O trabalho livre e assalariado ganhou espaço. Como forma de se organizar a classe operária passou a se unir por ramo de atividade dando origem aos sindicatos. Em 1891, o artigo 72 referiu se a uma ideia de garantia de associação sindical. A Confederação Brasileira do Trabalho (CBT) foi fundada em 1912 e tinha objetivo de reivindicações operárias: como jornada de trabalho de oito horas, salário mínimo, dentre outros..
Na década de XXX, Getúlio Vargas cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Após um ano a Lei Sindical, cria os pilares do sindicalismo oficial no Brasil.