Relações e influencias do software livre ou proprietário e para com o usuário e com o desenvolvedor
Abstract. The goal of this paper is to reflect, analyze and show the differences between the open source software (free software) and the commercial or proprietary software taking account the reasons why a firm or a person should consider before decide what of them to adopt and especially the life of the programmer, keeping in mind the different architectures, uses, and obviously the advantages of each one, using the open-source operational system GNU/Linux and the commercial operating system Windows as bases for this reflection.
Resumo. O objetivo deste trabalho é refletir e mostrar as diferenças entre os softwares de código aberto (software livre) e os softwares comerciais ou proprietários, levando em consideração as razões pelas quais uma empresa ou uma pessoa deveria considerar antes de decidir qual deles adotar e especialmente a vida do programador, tendo em mente as diferenças na arquitetura, no uso e obviamente as vantagens de cada um, usando como bases para esta reflexão o sistema operacional livre GNU/Linux e o sistema operacional comercial Windows.
1. Introdução
A discussão que teve início por volta da década de 90 começa quando o sistema operacional desenvolvido pela Microsoft já estava liderando o mercado e paralelamente surgia um sistema operacional de código aberto e de proposta semelhante, mas que ainda não possuía tantos recursos, principalmente gráficos, mas que futuramente, por esforços de seus entusiastas, chegaria a ser comparado, muitas vezes superando o software da Microsoft em alguns aspectos. Entretanto, apesar de que a comparação seja inevitável, para entender melhor, é preciso ter em mente de que um é diferente do outro e de que a proposta do Linux não é ser um Windows gratuito, até porque software livre não significa software gratuito. Tendo em mente os aspectos de cada sistema e as propostas dos mesmos, além dos conceitos de