Relações e diferenças abordadas pela Antropologia
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Curso: Graduação em Administração com foco em Gestão Pública
Disciplina: Seminário Temático I: Antropologia
Data: 31/10/2011
Atividade de Portfólio – Aula 01
Faça uma pesquisa a respeito das relações e diferenças abordadas pela Antropologia, e elabore um texto contendo um estudo comparativo entre essas relações.
As principais escolas antropológicas são:
Evolucionismo;
Escola Americana de Antropologia ou Culturalismo;
Escola Inglesa de Antropologia Social;
Escola Sociológica Francesa.
O Evolucionismo explica aspectos comuns a todos os povos, sistematizando o conhecimento acumulado sobre os povos primitivos, e apresentando a sociedade como uma totalidade.
Esta escola visa à evolução das sociedades, das mais primitivas para as mais civilizadas. Para o Evolucionismo, as sociedades se desenvolvem de modo linear e irreversível. Desta forma, os sistemas evoluem do mais simples para o mais complexo.
A vinculação entre tempo e história, que Morgan realiza, parte de uma concepção de uma filosofia da história como devir, como um ente que fornece a significação concreta e objetiva dos processos e desenvolvimentos humanos, que, por assim ser, é única. “A história da raça humana é uma só – na fonte, na experiência, no progresso.” (MORGAN, 1877. In: CASTRO, 2005, p.44). A perspectiva evolucionista de Morgan se apresenta desta forma, próxima de uma concepção unilinear da história, como identificação de um caminho ascendente do estágio humano da selvageria, passando pelo estágio da barbárie, chegando ao estágio da civilização como uma etapa final da história humana. Apesar de lançar mão de um esquema, e isto é relevante aqui na medida que parece ser um recurso analítico total ou com pretensões de totalizações explicativas, Morgan não descarta diferentes graus de desenvolvimento humano correspondente a uma mesma escala de tempo.
Já o Culturalismo estuda as diversidades e mudanças