Trabalho de portfolio
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
TEREZA CRISTINA SANTOS BOMFIM
REFLEXÃO ANTROPOLÓGICA PARA O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
Ilhéus
2009
TEREZA CRISTINA SANTOS BOMFIM
REFLEXÃO ANTROPOLÓGICA PARA O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina Antropologia, ministrada pela professora Giane Albiazzetti, curso de Serviço Social da Unopar.
Ilhéus
2009
REFLEXÃO ANTROPOLÓGICA PARA O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
Para que possamos entender e fazer uma reflexão a respeito do aspecto antropológico para o Assistente Social. Necessariamente quanto ciência, Antropologia é o Estudo ou reflexão acerca do ser humano, do que lhe é especifico; Designação comum a diferentes ciências ou disciplina cujas finalidades são descrever o ser humano e analisá-lo com base nas característica biológicas.
Com base nesse conceito a antropologia é o elo, a corrente para que o profissional na área do Serviço social possa desempenhar bem o seu papel. Portanto, conhecer o homem na sua essência, respeitando sua individualidade é um trabalho complexo um desafio aos futuros Assistentes Sociais.
Historicamente, a profissão de Assistente Social inicia com o surgimento de classes sociais, a burguesia que era a classe social dominante, buscava um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária (necessitados). Assim, a burguesia exerceria um dominio sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma. Com o passar do tempo a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma profissão com teorias, metodologias. Atualmente o Serviço Social se tornou uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Portanto, mesmo sendo polarizados por interesses divergentes, a tendência histórica do Serviço Social