Relações Públicas
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Técnicas de Relações Públicas
Guarda, Maio de 2014
Instituto Politécnico da Guarda
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Ficha técnica:
Docente: Joaquim Brigas
Unidade Curricular: Laboratório de Relações Públicas
Discentes: Miguel Barbosa (500 7397)
Pedro Pintassilgo (500 7469)
3º Ano Comunicação e Relações Públicas
Ano Letivo 2013/2014
Data: Maio de 2014
Índice
Índice de Figuras
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Laboratório de Relações Públicas, foi-nos proposto pelo Docente Joaquim Brigas, a realização de um trabalho que tinha como principal objetivo a compreensão e aplicação das técnicas de Relações Públicas e de tudo o que lhes está associado, preparando-nos assim, para o mundo profissional que enfrentaremos dentro em breve.
Este trabalho está estruturado em três vertentes: a primeira vertente, mais teórica, aborda as Relações Públicas e as suas técnicas. A segunda vertente é onde apresentamos os artigos científicos que encontramos sobre o nosso grupo de técnicas, enquanto a terceira vertente aborda alguns casos práticos que achamos pertinentes para o nosso trabalho.
Incluímos no nosso trabalho, anexos do Município de Trancoso que achámos relevantes para demonstrar a aplicabilidade destas técnicas num contexto real.
Esperamos, sinceramente, com este trabalho, corresponder às espectativas do docente.
1. As Relações Públicas
Existem inúmeras definições de relações públicas, embora o que as faça diferentes seja apenas a colocação de palavras, que seguem a preferência dos seus autores.
Os pesquisadores são unânimes em salientar que o objetivo principal da atividade de relações públicas é manter a compreensão mútua entre as organizações e seus públicos. O conceito da profissão, os públicos com que ela lida e a questão das