Relações precoces
Relação precoce é uma relação reciproca que tem por base o conjunto de comportamentos (sorrir, chorar, vocalizar, agarrar) que nos primeiros tempos de vida permitem estabelecer uma ligação afetiva entre o bebé e quem dele cuida.
2-Identifica/cita as competências dos bebés. * Sorriso * Choro * Expressões Faciais * Vocalizações
3-Esclarece cada uma dessas competências. * O sorriso é uma primeira forma de comunicação intencional que desencadeia confiança e afeto e um sinal que reforça as relações positivas do adulto favorecendo a sua repetição. * O choro é o método mais eficaz que o bebé tem de transmitir á pessoa que cuida dele, geralmente a mãe, que se encontra numa situação de desconforto. Distinguem se geralmente quarto tipos de choro: choro básico de fome, choro de raiva, choro de frustração e choro de dor, os adultos reconhecem o seu significado que permite responder às necessidades do bebé. * As expressões faciais manifestam emoções (alegria, medo, tristeza, etc.) e tem um valor comunicacional porque transmitem uma mensagem. * As vocalizações funcionam desde muito cedo como resposta às vocalizações dos adultos. Entre os 3 e os 6 meses os bebés emitem sons vocais chamada lalação caraterizada essencialmente por cadeias de silabas repetitivas (ta, ta, pa).
4-O que se entende por “mãe”?
A palavra “mãe” designa um adulto significativo que dispondo de tempo para dedicar á criança se mostra capaz de lhe proporcionar experiencia positivas e estimulantes e de lhe dispensar atenção e afeto de que necessita. A mãe é o primeiro e mais forte objeto de amor do bebé, fonte de satisfação das suas necessidades físicas e psicológicas e o seu intermediário com o mundo