Relações interpessoais
SÔNIA DOS SANTOS CARVALHO
AURIZETE FELICIANO MACHADO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ITAGUAÇU DA BAHIA
2012
SÔNIA DOS SANTOS CARVALHO
AURIZETE FELICIANO MACHADO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ITAGUAÇU DA BAHIA
2012
SÔNIA DOS SANTOS CARVALHO
AURIZETE FELICIANO
Artigo do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Faculdade Vasco da Gama apresentada a (ao) Orientador (a) Profª ....... e os demais membros da banca examinadora como requisito final para de conclusão de curso.
Agradecimentos
Nossos agradecimentos, primeiramente a Deus, razão da nossa existência e das nossas conquistas. Agradecemos também aos nossos colegas de turma, por ter nos proporcionado momentos significativos durante o curso. Aos nossos familiares, estes, um dos maiores motivos de termos abraçados esta conquista.
Epígrafe
“O Senhor... mire e veja o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. É o que a vida me ensinou. Isso me alegra. Muitão.”
Guimarães Rosa
Resumo
Este artigo teve como motivação discutir como as relações interpessoais influenciam nas relações de trabalho vivenciadas no ambiente escolar e como objetivo analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente de trabalho no qual prevaleçam relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Para tanto procuramos estabelecer as relações entre os aspectos definidores de uma prática pedagógica voltada para a formação integral do educando e a contribuição das diferentes pessoas do ambiente escolar nesse processo. Assim, foi possível identificar, apesar do pouco material encontrado para a fundamentação da pesquisa, que o sucesso escolar está diretamente relacionado ao