Relações Interpessoais
01 – Qual a contribuição da Ciência Política para o debate sobre ‘Liderança’?
Propõe-se explorar o tema partindo-se do entendimento da liderança como uma das formas de poder nas organizações. Restringe-se o fenômeno da liderança ao exercício de cargo de direção, esta compreendida como a existência de subordinados formais e, ao mesmo tempo, de superiores hierárquicos.
02- Qual a idéia do senso comum a respeito do poder?
Não há resposta única, mas é possível organizar autores em dois grandes grupos: aqueles que o definem como categoria social negativa, e os que o enxergam como positividade. O senso comum, por sua vez, apreende o poder apenas em sua negatividade.
03 - Identifique e explique a idéia de Hayek sobre o poder.
Na perspectiva de Hayek, poder é controlar pessoas, suprimindo-lhes as liberdades individuais, impedindo-as de viver da única forma legítima: a competição pelas melhores oportunidades. Poder é sinônimo de submissão ao jugo de párias, sendo ignóbil tanto subjugar, quanto se deixar dominar. E o poder, quanto maior, propicia maiores possibilidades de corrupção, pois sua finalidade última é o acúmulo de riqueza pessoal ou de grupos. Ou seja, o poder leva o ser humano a ser egoísta, a querer tudo para si sem se importar com os demais, e quanto maior o poder for maior será o egoísmo. Aquele que não é corrupto mas em que algum momento se deixar dominar pelo sentimento de poder se tornará corrupto e egoísta também.
04 - A Expressão de Heget “A liberdade” só se configura como necessidade na vida coletiva o Ermitão perdido no meio do deserto não se defronta com o problema.
O que a expressão mostra que é no equilíbrio entre necessidades individuais e de pertencer ao grupo que a liberdade se define. Não há indivíduo livre em sociedade opressora, há, sim, o bem comum legitimado pela necessidade da construção de uma sociedade justa e tolerante,