Relações interpessoais
As relações interpessoais surgem quando iniciamos o processo de autoconhecimento, estudando os sentimentos e conflitos internos, a fim de desenvolver as competências necessárias para que o bom relacionamento com outras pessoas não sejam abalados por sentimentos pessoais. Pois quando lidamos com pessoas trata-se de seres emocionais e não simplesmente lógicos. Uma questão de suma importância nas relações interpessoais é a ética de saber impor limites e respeitar o próximo em diversos tipos de atividades e trabalhos em equipes. As relações interpessoais fortalecem não apenas o desempenho profissional, mas também trazem a tona boas expectativas para que se atinjam objetivos. Uma vez que o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aceita os defeitos e diferença uns dos outros e procuram desenvolver situações baseada nas qualidades um dos outros.
São muitas as situações que causam conflitos tais como: preconceito, grosseria, teimosia, sensibilidade exagerada, diferença de valores e interesses e etc. e o segredo do sucesso em tais situações é a boa comunicação e só se obtém boa comunicação quando antes e desenvolvido um respeito mútuo de um para com o outro. Pois a comunicação mantém os indivíduos em contato permanente. Isso tudo não se trata de amizade ou sentimentos pessoais, e sim de ética.
Dentro da questão de relações interpessoais são necessárias três características: ética, moral e atitude, pois trata-se da forma como as pessoas se comportam profissionalmente e em sociedade. A proatividade é fundamental, procurar sempre ajudar e se colocar no lugar e/ou situação do próximo.
Emoções dentro da Organização
Ter equilíbrio emocional é muito importante para se conseguir alcançar os objetivos e metas planejados. Com a rapidez com que as noticias ou acontecimentos surgem e/ou circulam o importante não é o que de fato aconteceu e sim a maneira de lhe dar com tais situações é que fará a