Determinação Ponto de Fusão e Ebulição
Química Orgânica I
Professor: Eliz Bueno Torres
Aluna: Mayara Costa
Turma: FM131
Introdução
Ponto de Fusão (PF) é o intervalo de temperatura onde uma substância se encontra na transição do estado sólido para o estado líquido.
Ponto de Ebulição (PE) é o intervalo de temperatura onde uma substância se encontra na transição do estado líquido para o estado gasoso.
O ponto de fusão e ebulição de uma substância, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de cada substância pura. A determinação do ponto de fusão é um dos métodos mais utilizados pelo qual se pode calcular o grau de pureza de uma substância. Se ao determinar o ponto de fusão de uma substância existirem variações de temperatura superiores a 1oC, essa substância não pode ser considerada uma substância pura. Quanto maior é a pureza de uma substância, menor é a faixa (variação) de temperatura em seus pontos de fusão e ebulição.
Basicamente, os pontos de ebulição e fusão de uma dada substância estão relacionados à sua massa molecular e as forças intermoleculares.
Quanto maior é a massa molecular de um composto orgânico, maiores são seus pontos de fusão e ebulição. A medida em que a molécula aumenta o número de carbonos, o ponto de ebulição se torna mais elevado. Por exemplo, o metanol que possui apenas um átomo de carbono entra em ebulição a 64,5°C e o Propanol (3 carbonos) só atinge seu P.E. a 97,2 °C. Por isso, os compostos orgânicos que se encontram em estado sólido à temperatura ambiente são grandes moléculas.
Quanto mais forte é a força intermolecular que mantém as moléculas de determinada substância unidas, mais energia será necessário fornecer ao meio para que essas interações sejam rompidas e elas mudem de estado físico, o que resulta em maiores pontos de fusão e ebulição.
Dipolo-induzido < Dipolo-dipolo < Ligações de hidrogênio Ordem crescente de