Relações interpessoais e empresariais
1- O que fazem os executivos.
2- Atividades eficazes versus atividades bem sucedidas.
3- O comportamento Organizacional.
4- Disciplinas que contribuem para o estudo do comportamento organizacional.
5- Ciência Política.
6- Poucas coisas são absolutas no comportamento organizacional.
7- Aumentando a qualidade e a produtividade.
8- Ajudando o funcionários a equilibrar a vida pessoal e profissional.
9- Enfrentando a escassez de mão-de-obra.
10- As próximas atrações: Desenvolvendo um modelo de comportamento organizacional.
11- Construindo um modelo de comportamento organizacional contingencial.
12- Estimulando a inovação e a mudança.
O que fazem os executivos
Os executivos realizam o seu trabalho por meio de trabalho de outros pessoas. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com intuito de atingir determinados objetivos. Eles trabalham em uma organização, a qual pode ser definida como uma unidade coordenada, composta de duas ou mais pessoas.
No inicio do século XX, um industrial francês chamado Henri Fayol escreveu que todos executivos realizavam cinco funções gerencias: planejavam, organizavam, comandavam, coordenavam e controlavam. Hoje, essas tarefas foram condensadas em quatro: planejamento, organização, liderança e controle.
Atividades eficazes VS atividades bem sucedidas
Os executivos considerados bem-sucedidos (definidos em termos da rapidez das promoções dentro da organização) demonstravam ênfase bem diferente daqueles considerados eficazes (definidos em termos da avaliação de seu desempenho e da satisfação e comprometimento de seus subordinados). Entre os executivos bem-sucedidos, as atividades de interconexão apresentavam a maior contribuição para o sucesso, enquanto a menor contribuição ficava com as atividades de gestão de recursos humanos. Entre os executivos eficazes, a comunicação trazia a maior contribuição, e as atividades de interconexão, a menor. Esse estudo traz importantes