Relações interpessoais e empresariais
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE QUALIDADE
uarulhos
2011
Livro: Comportamento Organizacional (Robbins Stephen)
1. Como deve ser uma gestão de pessoas na sua empresa ou em uma determinada empresa focando o comportamento do homem no ambiente de trabalho.
O mundo vive hoje um momento de busca constante pelo aumento da competitividade organizacional. Este desafio pode ser apontado como um dos responsáveis pela necessidade da qualidade.
O comportamento organizacional investiga o impacto que indivíduos têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, rotatividade, produtividade e desempenho humano.
Considerando o indivíduo como a menor parte de uma organização, percebe-se nele um conjunto de valores e atitudes, além de sua personalidade. A sua visão do ambiente de trabalho, envolvendo todas as pessoas do seu setor, afetará o seu nível de motivação, bem como a sua aprendizagem, causando um comportamento individual.
Levando em consideração as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa/funcionário, as organizações precisam ter estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa. Deve-se criar um laço entre todos os níveis de relacionamento, tanto interno como externo, entre funcionarios ate clientes e fornecedores.
O clima organizacional afeta a motivação, o desempenho e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas conseqüências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base