Relações Interdepartamentais
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
CAMPUS BELÉM
COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TURMA: 01093NA
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DO TRABALHO
PROFESSOR: DJALMA VASCONCELOS
ALUNO: JENYSON DUTRA, MARCIO MACIEL, GILSON RODRIGUES, PAULO FERNANDES, THAYNÁ GAIA, VALENA MACEDO
RELAÇOES INTERDEPARTAMENTAIS E SEGURANÇA DO TRABALHO
BELÉM/2014
INTRODUÇÃO
Levando em conta as constantes mudanças que as empresas enfrentam na atualidade, um dos tópicos culturais em maior evidência é a preservação ambiental, com correlação à Segurança do Trabalho. Além de ser uma exigência legal constantemente fiscalizada, há o foco principal em evitar e/ou minimizar os acidentes de trabalho, bem como produtividade dos colaboradores, afetando inclusive relações interdepartamentais. O QUE SÃO AS RELAÇÕES INTERDEPARTAMENTAIS?
São as interações entre representantes dos vários departamentos e setores de uma ou várias empresas.
PARA QUE SERVEM AS RELAÇÕES INTERDEPARTAMENTAIS?
Permite identificar sugestões de melhoria e facilita a discussão sobre serviço interno e melhoria das relações interdepartamentais Possibilita que os avaliadores façam sugestões de melhoria Possibilita uma base de trabalho e discussão entre um departamento com cada um dos seus principais departamentos clientes
QUAL O PAPEL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DENTRO DE UMA EMPRESA?
Dentro de uma empresa, o profissional de segurança do trabalho atua na organização de programas de prevenção a acidentes de trabalho, criando planos de prevenção de riscos ambientais, inspecionando a segurança, orientando a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e colaboradores quanto ao uso de equipamentos de proteção Individual, promovendo palestras e treinamentos e elaborando laudos técnicos.