Quimica Aula pratica
II – Objetivo
Conhecer os equipamentos e as técnicas de medidas de volume em laboratório precisas e exatas. Calcular o percentual de erro de um instrumento para outro.
III – Procedimento
Medir 50 mL de água em um Becker, transferir para o Erlenmeyer em seguida transferir para a proveta graduada de 100 ou 50 mL e fazer a leitura do volume. Verificar a precisão.
Pesar na balança o balão volumétrico de 50 mL, anotar o seu valor vazio. Retirá-lo da balança e preenchê-lo com H2Od (com cuidado) e pesá-lo outra vez (cheio). Transfira o volume pesado para a proveta graduada de 50 mL e anote o volume. Transferira agora para o Becker, anote o volume e transfira de novo para o Erlenmeyer. Verificar a precisão.
Colocar estes três aparelhos em ordem crescente de precisão.
Pipete 25 mL de água usando a pipeta volumétrica e graduada. Transfira para a proveta de 100 ou 50 mL. Comparar a precisão das escalas.
Pipetar com uma pipeta graduada (transferindo para diferentes tubos de ensaio), 1mL, 2mL, 5mL, 1,5 mL, 2,7mL, 3,8mL e 4,5mL, 8,3mL e 15,4 mL de água.
Coloque em uma balança um Becker de 100 mL, tare. Com a pipeta volumétrica pipete 20mL ou 10mLde água destilada (acertando o menisco e verificando se não há bolhas de ar em alguma parte) e escoe para o Becker, e anote o valor. Tare de novo e repita o procedimento mais duas vezes. Faça o mesmo experimento utilizando a pipeta graduada do mesmo volume que utilizou no experimento anterior.
Com as micropipetas pipete nos tubos de ensaios.