Relações Ecológicas
Relações harmônicas: do bem Intraespecífica (indivíduos da mesma espécie)
- Sociedade: Indivíduos (da mesma espécie) trabalhando para o bem do grupo, para que ele seja beneficiado. Em questão de relacionamento (principalmente comportamental) são muito dependentes uns dos outros. É na sociedade que encontramos as chamadas divisões de trabalho.
Isomorfa: não há diferenciação morfológica baseada em divisão de trabalho. EX: sociedade humana.
Heteromorfa: apresenta indivíduos com formas diferentes para exercerem determinadas funções. EXS: abelhas, cupins, formigas.
EXS: Sociedade de abelhas, cupins, formigas, etc.
- Colônia: Indivíduos (da mesma espécie) que são ligados uns aos outros anatomicamente, onde dificilmente veremos divisão de trabalho.
Isomorfa: todos os indivíduos da colônia apresentam a mesma forma e cumprem as mesmas funções.
EX: Coral-cérebro
Heteromorfa: apresenta indivíduos com formas diferentes para cumprir funções diferentes.
EXS: Obelia sp, Caravela Portuguesa, etc. Foto de uma Caravela Portuguesa.
Interespecífica (indivíduos de espécies diferentes)
- Protocooperação (+/+): nessa relação ambos os envolvidos se beneficiam, porém não é uma relação obrigatória, ou seja, se um indivíduo de uma das espécies falta para com a outra, nenhum dos dois irá morrer.
EXS: Paguro (caranguejo ermitão ou eremita) + Anêmona-do-mar; Anu + Bovinos; Peixe- Palhaço + Anêmona-do-mar; Pássaro paliteiro + Jacarés, etc. Foto de um paguro relacionando-se com a anêmona-do-mar.
- Mutualismo (+/+): nessa relação ambos os indivíduos saem beneficiados, mas a relação é obrigatória, ou seja, se um indivíduo faltar para com o outro, os dois irão morrer.
EXS: Micorriza; Ruminantes + bactérias que produzem a enzima celulase; Liquens, etc.
No caso