Relações Ecológicas
As interações entre indivíduos de mesma espécie são denominadas relações intraespecíficas, há momentos em que os seres se auxiliam e disputam pelos recursos ambientais. Podemos relacioná – las à cooperação e competição intraespecífica.
- Colônia
Colônia é um grupo de organismos da mesma espécie que formam uma entidade diferente dos organismos individuais.
Um recife de coral, por exemplo, é construído por milhões de pequenos animais (pólipos) que secretam à sua volta um esqueleto rígido. A garrafa-azul (Physalia) é formada por centenas de pólipos seguros a um flutuador, especializados nas diferentes funções, como a alimentação e a defesa; cada um deles não sobrevive isolado da colônia.
As bactérias e outros organismos unicelulares também se agrupam muitas vezes dentro de um invólucro mucoso.
As abelhas e formigas, por outro lado, diferenciam-se em rainha, zangão com funções reprodutivas e as obreiras (ou operárias) com outras funções, mas cada indivíduo pode sobreviver separadamente. Por isso, estas espécies são chamadas eusociais, ou seja, formam uma sociedade e não uma colônia.
Ex.: coral-cérebro, caravela, algas verdes, Cnidário colonial (Physalia phisalis).
Colônias Isomorfas
Nestas colônias os indivíduos relacionados são morfológica e fisiologicamente semelhantes. Não existe divisão de trabalho, uma vez que todos os seus componentes tem o mesmo papel biológico.
As colônias isomorfas podem ser verificadas em certas espécies de bactérias entre os corais e as cracas.
Colônias Heteromorfas
Neste tipo de colônia, existem grupos de indivíduos morfológica e fisiologicamente diferentes, cada um adaptado na execução de determinada função. Isso significa a presença de uma nítida divisão de trabalho entre seus componentes.
Como exemplo, citamos as caravelas, uma espécie de celenterado marinho, em que se encontram indivíduos especializados em promover proteção, defesa, flutuação, natação e