GESTALT
Os primeiros conceitos de Gestalt foram fundados por um grupo de psicólogos na Áustria e Alemanha, que significa “forma” ou “figura”, e é conhecido por psicologia da forma. Ele estuda sobre o processo em que nosso cérebro percebe, interpreta e organiza os elementos que enxergamos em determinado momento. Quer mostrar que um homem não vê as coisas separadas e só as percebem em um contexto. Uma frase que o explica bem é “O todo é maior do que a soma das partes”. O efeito do Gestalt é a capacidade de geração de forma de nossos sentidos, principalmente ao reconhecimento de imagens inteiras em vez de várias linhas e curvas. O mundo visual é tão confuso que o cérebro humanos acaba sempre procurando a solução mais rápida para as dificuldades.
Ele funciona em praticamente tudo, desde como nós nos relacionamos em grupos, como nós combinamos as roupas que usamos com as suas cores, como pensamos e percebemos um todo a partir de elementos como uma foto ou um cartaz, é tudo influenciado por princípios da Gestalt. Isso tudo é percepção, e é essencial para a publicidade, as leis de Gestalt são uma forma de organizar essa percepção visual.
Alguns principais teóricos da Gestalt são Wolfgang, max werteimer, e kurt koffka. Um livro bem indicado é Gestalt do objeto de João Gomes, que trata segundo leitores de como fazer a leitura visual da forma, a partir de fundamentações científica e de psicologia perceptual da forma, o autor expressa cada questão por meio de tópicos e imagens.
A Gestalt tem sete leis, sendo elas unidade, unificação, segregação, proximidade, semelhança, fechamento e pregnancia da forma.
Unidade – Uma unidade é um único elemento, que se encerra em si mesmo ou que pode ser percebido em um todo. Por exemplo o círculo, é uma unidade sozinho, porem se tiver alguma coisa dentro dele, esse interior será uma subunidade.
Unificação – A unificação consiste na igualdade ou semelhança dos das imagens, mesmo com uma imagem abstrata podemos ver o que ela quer