Relações ecológicas
1) Intraespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos da mesma espécie;
2) Interespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.
Esses dois tipos de relações podem ser:
1) Positivas, quando há ganho de benefícios ao menos para um dos organismos envolvidos;
2) Negativas, quando há prejuízo ao menos para um dos organismos envolvidos.
Para representar o tipo de relação costuma-se utilizar os sinais "+" e "-" para indicar, respectivamente, se há ganho de benefícios ou prejuízo para os organismos envolvidos. O sinal "0" é utilizado quando uma das espécies não se beneficia nem se prejudica com a relação.
Relações intraespecíficas positivas:
1. Colônias (+/+): organismos ligados anatomicamente que podem ou não apresentar uma divisão das atividades fisiológicas.
2. Sociedades (+/+): associação de organismos não ligados anatomicamente, mas que se organizam de forma cooperativa.
Relações intraespecíficas negativas:
1. Canibalismo (+/-): relação na qual um indivíduo mata e come outro da mesma espécie.
2. Competição intraespecífica (-/-): organismos da mesma espécie competindo por algum recurso escasso (por ex. alimento ou parceiros sexuais).
Relações interespecíficas positivas
1. Protocooperação (+/+): dois indivíduos de espécies diferentes cooperam um com o outro, mas não dependem disso para garantir a sua sobrevivência.
2. Mutualismo (+/+): associação benéfica e imprescindível entre organismos de espécies diferentes, garante a sobrevivência de ambos.
3. Comensalismo (+/0): relação na qual um dos organismos (chamado comensal) aproveita restos alimentares do outro indivíduo, mas sem prejudicá-lo.
4. Inquilinismo (+/0): relação na qual um dos organismos (chamado inquilino) utiliza o corpo do outro indivíduo como abrigo, sem prejudicá-lo.
Relações interespecíficas negativas