Relações de Trabalho - Temas atuais.
Desde os tempos mais antigos, a relação do homem com o trabalho sempre foi muito difícil e até a etimologia da palavra já diz de algo penoso, árduo, indesejado. Trabalho: Do latim, tripalium (objeto de tortura feito com três paus). A origem do trabalho, na bíblia, se dá pela punição, repreensão, devido à desobediência do homem: “A partir de hoje, comerás com o suor do teu rosto”, disse Deus. Até mesmo Aristóteles e Platão desprezavam o trabalho manual e o viam como um castigo do ponto de vista moral-religioso dos deuses.
Ainda que, muito intrinsecamente, seja associado a pena e imposição, o trabalho carrega em si uma imensa variedade de conceitos e significados que fazem parte dos constructos do ser humano; sendo até mesmo concebido por Karl Marx como “A atividade resultante do dispêndio de energia física e mental, voltada direta e indiretamente a produção de bens e serviços, contribuindo para a reprodução da vida humana” (1989).
É nesse ponto que se faz importante a distinção entre Trabalho e Emprego. Entendendo-se emprego como uma atividade que permite remuneração, meramente. O emprego é um conceito que surgiu na Revolução Industrial e não permite o uso de ideias, mas implica a obediência à ordens, tarefas. O trabalho é anterior a isso. Ele começa no momento que o homem passa a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor. Diferenciando trabalho de emprego de forma mais precisa, vale dizer que o primeiro envolve a atividade executada em si, enquanto o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.
É claro que a forma como o trabalho é enxergado e afeiçoado pelas diversas ciências de conhecimento e atuação implica diretamente no olhar que a sociedade direciona a ele. No tocante a compreensão desse tema é importante que se passeie, portanto, pelas áreas que, de alguma forma, influenciam as concepções atuais do trabalho, como, por exemplo, a área do Direito. Ao estudarmos as