Relações afrodescendentes
Uma estratégia muito utilizada naatualidade é entender o racismo como um constructo social, isto é, considerar indiferente para os efeitos da sociologia a existência de distintas raças, mas reconhecer que a crença nisto originoucomportamentos sociais de coesão ou de repulsão, levando ao aparecimento do racismo em alguns contextos históricos, marcados por determinadas condições sócio-político-econômicas.
Relacionado com a matériaRelações Etno Raciais/ Afrodescendentes, focamos na discussão acerca do processo de construção das identidades coletivas e das formas de preconceito e discriminação, às relações etnicorraciais. Talênfase se deve, em parte, à primazia conferida às relações etnicorraciais no longo percurso do pensamento social brasileiro em produzir explicações sobre o Brasil, ou seja, entendemos que a Sociologia,pela reflexão acumulada no campo das relações etnicorraciais, está particularmente inserida nesta disciplina.
FISIOLOGIA
Sabe-se que o homem nunca é adequadamente explicada só pelaFisiologia e a Biologia. O homem expande-se ou desenvolve-se numa pessoa, vivendo durante seus anos de plasticidade num ambiente formado por outras pessoas, ambiente do qual obteve, ou vem