Relação teoria americana e filme
No caso deste filme, o produto a ser “conquistado” é o cigarro. Porém, como todos sabemos o tabagismo por ser totalmente prejudicial á saúde, torna-se alvo, desde muito tempo, de discussões e polêmicas que envolvem desde a dependência química até á questões sociais e de meio ambiente, devido ás consequências negativas da pratica do mesmo.
Devido ao produto ter as características citadas à cima, e de o personagem do filme ser um representante, porta-voz, de grandes empresas de cigarro, inicia-se aí a luta das técnicas da comunicação para persuadir o público, produzindo um texto de propaganda do produto a ser vendido, a fim de atingir as pessoas, a massa, e promover o cigarro como um “bem” comum.
Podemos, portanto, associar os meios utilizados pelo personagem principal do filme com a ‘Teoria empírica-experimental ou da persuasão’. Teoria de origem americana, que se assemelha também a outra, desta vez a ‘Hipodérmica’, porém, somente adicionamos o fator psicológico para que ela possa ser chamada de ‘Teoria empírica- experimental’, e são através desses estudos psicológico-experimentais utilizados nestas teorias é que se torna possível a influência na escolha e na decisão das pessoas a quem a propaganda do produto foi destinada, direcionada.
Conclui-se, portanto, que sempre que queremos atingir pessoas, induzir ou fazer com que elas adquiram seja lá qual for o produto ou serviço que oferecemos, podemos nos utilizar de técnicas como a citada à cima, ou de várias outras ainda, que tem a mesma finalidade, porém caminhos diferentes para se chegar com êxito ao nosso objetivo, que é fazer com que o maior número de pessoas possível nos ouça, entenda nossa mensagem, a aceite, e tenha o desejo da ação!