Relação socioambiental
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
JUNHO 2012
Centro de Territorial Educação Profissional do Extremo Sul
Nome: Jessica Pinheiro
Serie: 4ºB
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
JUNHO 2012
Esquistossomose
Agente Etiológico
O agente etiológico da esquistossomose é o Schistosoma mansoni, um helminto pertencente à classe dos Trematoda, família Schistosomatidae e gênero Schistosoma. São vermes digenéticos (organismos que, no decorrer do seu ciclo biológico, passam por formas de reprodução sexuada e assexuada), delgados, de coloração branca e sexos separados (característica desta família).
Forma de transmissão
O homem adquire a esquistossomose através da penetração ativa da cercária na pele. Após a infecção, as cercarias desenvolvem-se para uma forma parasitária primária denominada esquistossômulo, que inicia o processo de migração, via circulação sanguínea e linfática, até atingir o coração e em seguida os pulmões.
Sintomas
Febre, calafrios, tosse e dor muscular podem começar dentro de 1 a 2 meses depois da infecção. A maioria das pessoas não apresenta sintomas na fase inicial da infecção. Os ovos viajam ao fígado ou passam para o intestino ou bexiga, causando inflamação ou cicatrizes. Crianças que são repetidamente infectas podem desenvolver anemia, subnutrição e dificuldades de aprendizado. Depois de anos de infecção o parasita pode danificar o fígado, intestinos, pulmões e bexiga. Em raras ocasiões os ovos podem ser achados no cérebro ou cordão espinhal e causar convulsão, paralisia ou inflamação do cordão espinhal.
Tratamento
Estão disponíveis remédios seguros e eficientes para o tratamento da esquistossomose. A pessoa em tratamento recebe comprimidos para tomar por 1 ou 2 dias
Prevenção
Evite nadar em lagos, canais e rios em regiões onde a esquistossomose ocorre. Nadar no oceano e piscinas com cloro é geralmente considerado seguro.
*