Relação social
1) De acordo com o texto, explique como o capital expressa uma determinada relação social?
R: Capital expressa uma determinada relação social, na medida em que,com a separação entre produtor(trabalhador) e meios de produção (propriedade do capital), nem o capitalista pode acumular sem incorporar força de trabalho alheia,nem o trabalhador pode produzir sem se vincular ao capital.Essa é uma relação de compra e venda da força de trabalho agora transformada em mercadoria: o trabalhador,para ter acesso aos meios necessários para produzir de propriedade do capital,necessita vender sua força de trabalho; como contrapartida disso, o capitalista, para possuir a única mercadoria que pode valorizar seu capital,criando um valor superior ao próprio.
2) Como se constituem as classes no modo de produção capitalista?
R: Classe rica e pobre, classes alta, media e baixa, classes dominantes e subalternas, e até classes políticas e etc. Esse uso faz com que a categoria de classe social perca seu poder explicativo de fundamentos e particularidades da sociedade capitalista. É fundamental recuperar aqui o conteúdo concreto e especifico dessa categoria para melhor compreender a divisão social em classes. O estudo da classe social, por outro lado, não apenas nos permite compreender a divisão social em classes e a desigualdade característica da sociedade capitalista, mas também nos leva, de forma concomitante, a analise de outras duas questões, inseparáveis dessa categoria, como são a consciência de classe e as lutas de classes, assim como caracterização do sujeito da transformação social ou revolucionário.
3) Qual a explicação de Marx para a bipolarização das classes?
R: No entanto, mesmo sem verificar uma bipolarização das classes no concreto espaço cotidiano da sociedade capitalista, existindo hoje uma forte desproletarização, um crescimento das classes médias e uma pluralidade heterogênea de classes, isso não nega o caráter fundaste das classes capitalista e