Relação PIB x IDH
Relações Internacionais – UFRJ
Marcus Vinícius da Silva Tavares
Hélder Romero Barone Falqueto
1) Resumo:
O novo panorama brasileiro na economia mundial acentuou, ainda mais, a discrepante relação negativa entre seu Produto Interno Bruto (PIB) x Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quando comparada a de seus vizinhos.
Esse trabalho busca apresentar fatos argumentativos que revelam o atual panorama.
2) Introdução:
Ao partimos da concepção que todo Estado é estabelecido para a segurança dos indivíduos que o compõe. Onde podemos entender que segurança não se restringe apenas ao poder de Polícia, pelo qual se busca coibir ou reprimir a atuação de um cidadão em detrimento de outro. Mas que é função do Estado assegurar o total desenvolvimento dos indivíduos, desde o ato intemporal se sua concepção até seu falecimento. Onde se entende que por meio de investimentos nas áreas de: saúde, educação e infraestrutura, se devem assegurar as melhores condições possíveis à vida humana.
Dito isto, fica evidente a necessidade de investigarmos o desenho dos investimentos feitos pelo país bem como seus resultados, a fim de apontarmos problemas, bem como suas causas; para que se chegue a soluções.
Nossa pesquisa tem caráter básico, onde buscamos explicar e interpretar os fatos sociais ligados ao estudo. Onde se busca descrever o panorama atual, através da análise de dados e informações da realidade. Através do estudo do caso procurou-se alcançar um viés explicativo.
3) Objeto de pesquisa:
IDH Brasileiro x PIB Brasileiro
O relatório do desenvolvimento humano de 2013 aponta o Brasil ocupando a 84º posição. Atrás de muitos de seus vizinhos, como: Chile, Argentina, Uruguai, mas também de Cuba, Venezuela, Peru, México, Costa Rica e tecnicamente empatado com a Jamaica. O mesmo Relatório aponta o papel de destaque ocupado pelo Brasil na economia mundial. Colocando-o, ao lado de China e Índia, como líder na ascensão do eixo sul na