Como o pib pretende medir o desenvolvimento
Como o PIB pretende medir o desenvolvimento econômico sem levar em conta aspectos como ao bem estar social (que inclui saúde e educação), surgiu o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que mede a média das realizações de um país em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: uma longa expectativa de vida, o conhecimento e um padrão de vida digno para a população.
O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida comparativa de pobreza, alfabetização, esperança de vida para os diversos países do mundo. Seu cálculo vai de 0 (zero) a 1 (um), sendo que quanto mais próximo da unidade, mais desenvolvido é considerado o país.
O IDH era calculado pela média de três dimensões. Eram considerados países com alto desenvolvimento humano aqueles que apresentavam IDH > 0,8. Os países com 0,799 < IDH < 0,5 eram considerados países de desenvolvimento intermediário. Aqueles com IDH < 0,5 eram considerados de baixo desenvolvimento humano.
O Relatório de 2010 recalculou o IDH de anos anteriores usando uma consistente (e nova) metodologia e série de dados. Esses números não são comparáveis com os resultados dos
Relatórios de Desenvolvimento Humano anteriores.
O novo IDH combina três dimensões:
•Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer
•O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade
•Um padrão de vida decente: PIB (PPC) per capita
Calculando o IDH
No Relatório de Desenvolvimento Humano de 2010 o PNUD começou a usar um novo método de cálculo do IDH. Os três índices seguintes são utilizados:
Expectativa de vida ao nascer: EV = (EVpaís - 20) / (83,2-20)
Índice de educação: IE = [(IAME - IAEE)1/2 - 0]/ (0,951 - 0) onde :
Ìndice de anos médios de estudo IAME = AME / 13,2 (AME = anos médios de estudo do país)
Índice de anos esperados de escolaridade IAEE = AEE / 20,6 (AEE = anos esperados de escolaridade do país).
Índice de renda: IR = [ln(PIBpaís) - ln (163)] /