Sistema Cardiovascular
INSTITUTO METROPOLITANA DE MANAUS (IME)
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
MANAUS – 2013
ELLEN TATYANE VIEIRA MELO
JOSIANE CRUZ
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
MANAUS- 2013
QUESTÕES:
1. Diferencie crescimento e desenvolvimento econômico.
A forma mais clássicas e tradicional de se medir o crescimento econômico de um país é medir o crescimento de seu produto interno bruto (PIB). Quando se pretende fazer comparações internacionais o método mais eficaz é o método da paridade do poder de compra. Outros métodos que utilizam a taxa de câmbio geralmente sofrem enviesamentos devido à especulação do mercado cambial ou políticas cambiais. Além disso , a taxa de câmbio não têm em conta o produtos não transacionáveis internacionalmente, como os serviços ( barbeiro , alimentação , hotéis , saúde, etc.).
Desenvolvimento econômico consiste em um processo de enriquecimento dos países, assim como de seus habitantes, ou seja, na acumulação de ativos individuais ou públicos destacadas nas teorias sobre o desenvolvimento capitalista como a proposta por karl Marx – e também de um crescimento da produção nacional e pela remuneração recebida pelos que participam da atividade econômica.
Em suma , o desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. A renda nacional real refere-se ao produto total dos países de bens e serviços finais, expresso não em termos monetários, mas sim em termos reais: a expressão monetária da renda nacional deve ser corrigida por um índice apropriado de preço de bens e consumo e bens de capital. E se o ritmo de desenvolvimento é superior ao da população , então a renda per capta aumentará. O processo implica a atuação de certas forças , que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas