Relação Família-Escola e Participação dos Pais
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
Relação Família-Escola e Participação dos Pais
Dissertação orientada por:
Professora Doutora Maria Paula de Almeida Borges
Maria do Céu Gomes Leal de Oliveira
Porto, Setembro de 2010
RESUMO
A relação família-escola e a participação dos pais na vida da escola são a base de estruturação e construção desta dissertação. Aliás, a relação família-escola e a participação dos pais na vida da escola são referidas como mais-valias para o sucesso dos alunos e como tendo implicações em todos os actores educativos.
Os conceitos nucleares para este estudo são pois os que respeitam à família e à forma como esta se estrutura na sociedade actual. A importância da interacção que deverá existir entre a família e a escola; os obstáculos que interferem na participação dos pais na escola e as estratégias que a podem beneficiar, numa perspectiva de coresponsabilidade, são outro aspecto que entendemos ser de levar em linha de conta.
Reconhecendo que a relação família-escola ainda não está suficientemente dinamizada na vida de ambas as instituições e que a participação na vida da escola – outro conceito liminar - ainda não faz parte de uma verdadeira cultura, foi nosso propósito inquirir pais de alunos do 1.º ciclo sobre estas questões tendo concluído que nem sempre as escolas estão suficientemente abertas e preparadas para assumir que os pais devem ter um papel mais interveniente e que, provavelmente, os pais ainda não têm a coragem suficiente para assumir participar da forma como eles desejariam poder fazê-lo.
PALAVRAS-CHAVE:
Relação família-escola; família; escola; pais; filhos/alunos; participação; representações. I
ABSTRACT
Family-school relationship and parent participation in school are the fundamental basis that structured our work. Moreover, family-school relationship and parent participation in school are