Carla 5
Como professora regente em escola pública, percebeu-se a necessidade de estabelecer e manter a relação entre a escola e a família para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho deve reforçar a confiança da família nesse processo de ensino-aprendizagem e conduzi-la cada vez mais para dentro da escola.
Compor uma parceria entre escola e família pressupõe de ambas as partes, a compreensão de que a relação família-escola deve se manifestar de forma que os pais não responsabilizem somente à escola pela educação de seus filhos e, por outro lado, a escola não pode eximir-se de suas responsabilidades no processo de construção do conhecimento e a aprendizagem do aluno. Tal parceria implica em colocar-se ao lugar do outro, em cooperação. Percebe-se atualmente, que a escola não pode desenvolver um bom trabalho sem a família. Esta tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, contribuindo para que a escola alcance seu maior objetivo. Objetivo este que é fazer com que o educando / filho aprenda para ter um futuro melhor e assim construir uma sociedade mais justa e digna para se viver.
O tema tratado nessa monografia especificamente revela a importância da participação da família na escola para proporcionar a aprendizagem dos filhos. Seguindo o direcionamento da questão geradora deste estudo procuro investigar como é a participação da família na percepção dos professores e sua importância no processo ensino e aprendizagem.
Tendo em vista a questão inicial, o objetivo desse estudo é analisar a participação da família na escola de acordo com a percepção dos professores da escola e dos pais dos alunos quanto a sua importância no processo ensino e aprendizagem.
Por se tratar de uma temática importante para a atualidade e a reflexão da educação no Brasil, considerou-se importante a execução desse estudo, porque seus resultados trazem um pouco mais de esclarecimento à questão da participação da família no contexto escolar que influencia de forma