Trabalho Quixaba
CAMPUS: PARNAÍBA
DOSCENTE: LUCIVALDO QUIXABA FERREIRA
DISCENTE: RAILANE ARAUJO DE SOUSA MATRICULA:2013925242
DISCIPLINA: CONTABILIDADE ATUARIAL
DATA: 03/06/2015
Capitalização
Parnaíba - Piauí
2015
Railane Araujo de Sousa
Capitalização
conceito histórico legislação modalidades
Parnaíba - Piauí
2015
Capitalização
Conceito
De acordo com as finanças, Capitalização é o processo de aplicação de uma importância a uma determinada taxa de juros e de crescimento por força da incorporação desses mesmos juros à quantia inicialmente aplicada.
No sentido particular do termo, Capitalização é uma combinação de economia programada e sorteio, sendo que o conceito financeiro aplica-se apenas ao componente “economia programada”, cabendo ao componente lotérico o papel de poder antecipar, a qualquer tempo, o recebimento da quantia que se pretende economizar ou de um múltiplo dela, de conformidade com o plano de capitalização. Para a venda de um título de capitalização, é necessária uma série de formalidades que visam a garantia do consumidor. A sociedade de Capitalização deve submeter o seu plano de capitalização ao órgão fiscalizador do Sistema Nacional de Capitalização, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.
O Plano de Capitalização é o conjunto de elementos que dão forma ao título, são as Condições Gerais, Nota Técnica Atuarial e Material de Comercialização. Incorporar os juros ao capital empregado para que produzam renda: as Caixas Econômicas capitalizam semestralmente os juros devidos a seus depositantes. Ajuntar, acumular.
Como por exemplo: Sabe quando você abre uma poupança? Seu dinheiro fica investido no banco, o banco usa esse dinheiro para fazer investimentos e assim aumentada a renda do banco, como ele utilizou seu dinheiro o banco agrega juros ao seu dinheiro, é uma forma de te pegar pelo dinheiro que você empregou no banco. Ou seja, de certa forma você acaba se tornando um acionista