carla resumo 5
O DIREITO E AS CIÊNCIAS SOCIAIS
Os séculos XIX e XX modificaram profundamente a noção do homem culto e de fonte do saber. Para que o jurista tenha uma visão atual do direito é necessário que seja iniciado nas ciências sociais dentre as quais destacamos a Sociologia, pela importância que tem para o direito, pois, hoje, não se pode formular, interpretar ou aplicar o direito sem o conhecimento dessas ciências e, muito menos, construir a ciência jurídica, como autêntica ciência, sem uma visão sociológica.
A Sociologia estuda os fatos sociais, o direito é um fato social, resultante do impacto de diversos fatores sociais. e da família de nossos dias.
A História, o conhecimento do passado humano é de grande utilidade para o jurista, por ser o direito um fenômeno histórico que tem História, relacionada com outros fatos e acontecimentos históricos.
A economia ciência que versa sobre os problemas da produção, distribuição e consumo de bens e com os concernentes a preços, da qual depende o bem-estar social, a paz social e o desenvolvimento do país.
A Moral, que tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais. Muitas regras morais foram acolhidas pelo direito: não matar não causar dano injusto a outrem, respeitar a palavra dada. O estudo da Moral, de suas regras e dos costumes é relevante para o jurista, principalmente para humanizar as relações econômicas e o mundo materializado de nossos dias.
A Ciência Política, que estuda o poder, o governo do Estado, os costumes políticos, as ideologias etc., tem laços estreitos com o direito, por ser o direito estatal o direito por excelência no mundo atual
MEDICINA LEGAL
É o emprego de conhecimentos médico-cirúrgico com o objetivo de constituir prova, quando o homem em si é objeto dela. A Medicina Legal facilita a interpretação e a aplicação da lei penal quando esta emprega noções que só ela pode definir, como, por exemplo, aborto, virgindade, morte,