Piaget
Setor de Humanas, Letras e Artes
Departamento de Educação
Piaget na Psicologia da Educação
Ponta Grossa
2015
Introdução
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suiça no dia 9 de agosto de 1896 e faleceu em Genebra em 17 de setembro de 1980. Estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Como epistemólogo, investigou o processo de construção do conhecimento, sendo que nos últimos anos de sua vida centrou seus estudos no pensamento lógico-matemático.
Piaget revolucionou a educação da época, pois tinham o conceito de que todos tinham o mesmo grau de conhecimento entre adultos e crianças, ele foi que desenvolveu uma teoria que absteve todos esses pensamentos, a partir do momento em que ele começou a observar seus próprios filhos, observando que suas atitudes eram diferentes que a comparadas a de uma pessoa mais velha ou uma diferença mínima de idade. Sua teoria consiste em que o ser humano passa por várias etapas que evoluem de acordo com o seu grau de aprimoramento. A convivência com o meio faz com que a criança adquira um certo grau de conhecimento sabem onde ela está inserida, de forma a aprender ainda mais onde ela mesma se sinta à vontade.
Segundo ele, o ambiente escola, deve estar propício a investigação da criança em que ela tem por si mesma descobrir os simples passos do seu conhecimento. Lembra-se que Piaget não criou uma forma de ensinar e sim um modo de agir com que se abra portas do conhecimento para o próprio ser em que está inserido no ambiente.
Em dissertação de doutorado de Marcia Regina Terra sobre a psicologia da educação, cita que Piaget não elaborou um modo de aprendizagem:
(...) o modelo piagetiano prima pelo rigor científico de sua produção, ampla e consistente ao longo de 70 anos, que trouxe contribuições práticas importantes, principalmente, ao campo da Educação - muito embora, curiosamente aliás, a