Relação entre suzanne mollo-bouvier e durkheim

4654 palavras 19 páginas
RESUMO
Alardear que a análise sociológica ainda se interessa muito pouco pelas crianças não impede que estas sejam alvo de e tomem parte nas constantes evoluções da sociedade. Como sujeito social, a criança participa de sua própria socialização, mas também da reprodução e da transformação da sociedade. Para contribuir à necessária construção de uma sociologia da infância, proporia quatro abordagens que se entrecruzam: 1) a segmentação social das idades e a incerteza quanto ao período da infância; 2) a tendência a favorecer a socialização em estruturas coletivas fora da família; 3) a transformação e as contradições das concepções da infância; 4) o interesse generalizado por uma educação precoce.
Palavras-chave: Socialização. Crianças. Sociologia da infância
Em nossa sociedade, os modos de vida das crianças pequenas são marcados pela transformação dos modos de vida de seus pais, dos quais lembrarei apenas os traços mais importantes: generalização do trabalho das mulheres, urbanização e afastamento do domicílio em relação ao local de trabalho, aumento da precariedade econômica com o crescimento do desemprego, transformações na família.
Esses fenômenos sendo amplamente conhecidos, não vou analisá-los. Entretanto, não podemos perder de vista que servem de pano de fundo às transformações dos modos de socialização das crianças e à estruturação dos tempos sociais que constituem a trama de sua vida diária. Meu intuito, neste artigo, é o de permanecer o mais perto possível do cotidiano da criança, que, às vezes, tendemos a esquecer, das trocas entre crianças e adultos, e das atividades implementadas em tempos e lugares cuidadosamente diferenciados. Logo, gostaria de enfatizar o que talvez seja menos conhecido, menos visível, e ultrapassar o ponto de vista necessariamente parcial de quem atua com criança e de cada instituição, para mostrar como o ajuste dessas situações parciais modifica o processo de socialização. Ressaltarei quatro fatores (entre outros) de

Relacionados

  • Sociologia artigo
    5265 palavras | 22 páginas
  • SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: PESQUISA COM CRIANÇAS*
    4078 palavras | 17 páginas
  • cultura na infancia
    6910 palavras | 28 páginas